Tecnologia do Blogger.

Estudando para Concursos?

terça-feira, 15 de março de 2016

Matérias Bastante Comuns na Maioria dos Concursos Públicos

Em Concursos Públicos algumas disciplinas costumam ser quase que obrigatórias “repetidas”. O Grupo Nova preparou um artigo com as principais matérias cobradas, o tradicional “arroz com feijão” que são de praxe nos Concursos, como: Português, Informática, Matemática, Raciocínio Lógico e Direito. Confira!

Dica: Treine as disciplinas citadas com questões de Concurso Anteriores formuladas pela banca organizadora do respectivo Concurso!


- Língua Portuguesa:

É uma matéria universal, pois TODO concurso público cobra a matéria de Português. Se você não sabe por onde começar a estudar, a dica é que comece por aqui! A disciplina costuma ser cobrada em três frentes:

– Gramática: regras de acentuação, pontuação, concordância, troca de voz ativa para passiva, entre outras. Atente-se bastante para as novas regras de ortografia que já estão em vigor!

– Interpretação de Texto: é comum que o enunciado seja um texto e que as perguntas sejam baseadas no trecho descrito. Para estudar essa parte, é preciso treino por meio de resolução de muitas questões, até o candidato “pegar o jeito”.

– Redação: não são todas as provas que cobram a redação. Em geral elas são exigidas em concursos para bancos e também para cargos de nível superior. De qualquer forma, para a aprovação do candidato, é importante que o texto seja coeso, com boa gramática, pontuação correta e demonstre conhecimento sobre o assunto. 




- Matemática/Raciocínio Lógico:

Grande parte dos concursos, principalmente os de nível médio, cobram a matéria de Matemática que, muitas vezes, vem disfarçada de Raciocínio Lógico. Em geral, são exigidos conhecimentos como equações de 1º e 2º grau, razão, proporção. Na parte de Lógica você encontrará principalmente questões de conectivos lógicos e análise combinatória. A disciplina se torna fácil para quem entende os macetes e a melhor maneira de estudar é… adivinhe? Resolvendo questões. Muitas questões.


- Informática:

Se você acha que, porque sabe usar o computador, a internet e o pacote Office está preparado para a prova, você está enganado. É necessário estudar a matéria de informática sim, pois nas provas de concursos são feitas perguntas específicas, por exemplo: as questões não querem saber para que serve o NEGRITO do Microsoft Word, elas querem avaliar se você sabe que ele fica na aba início e na parte de fonte, e que seu atalho é CTRL + N. Estude as três frentes: Hardware (tipos de computadores, componentes, etc), Sistemas Operacionais (Windows XP, Windows 7, Linux, etc) e Softwares (Windows Office, BrOffice, etc).


- Direito (Constitucional e Administrativo):

Sim, MUITOS concursos cobram as disciplinas de Direito. As duas frentes que costumam ser mais exigidas:

Direito Constitucional: É aquela matéria que todos deveriam saber, que lida com a interpretação das leis da Constituição Federal. Muitas pessoas possuem receio da disciplina mas, por se tratar de algo que o cidadão convive todos os dias (pelo menos os que têm boas noções de direitos e deveres), a matéria acaba se tornando intuitiva quando você a aplica no seu dia-a-dia e a treina pensando em situações reais.

Direito Administrativo: Por ser uma matéria que trata de estudos sobre órgãos públicos e seus servidores, grande parte dos concursos exigem que os candidatos saibam tudo na ponta da língua. Atente-se aos detalhes e prazos que estão dispostos nesta frente do Direito, pois estes são muito cobrados em provas. Atente-se aos temas de Organização Administrativa e sua estrutura, Atos Administrativos e Responsabilidade Civil do Estado. 


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Apostilas dos Concursos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo