Tecnologia do Blogger.

Estudando para Concursos?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Dicas para Estudar para a Prova do Concurso do IBGE / 2016

Há cerca de um mês o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou edital de abertura para realização de seu concurso público com vagas efetivas para realização neste ano de 2016. São 600 (seiscentas) oportunidades por todo o território nacional, sendo a banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas - FGV. 


Está seleção do IBGE é muito aguardado há tempos, por conta da grande necessidade de novos funcionários. Além das duas opções de cargos disponíveis - Analista e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas - com salários atrativos. Veja no infográfico abaixo todos os detalhes:



Sobre a Prova:

As provas serão aplicadas em março, portanto, ainda restam alguns meses para a preparação dos candidatos. Pela alta concorrência e dificuldade dessa avaliação, alguns detalhes podem ser cruciais para uma aprovação.

- Disciplinas de maior peso: para nível médio, as matérias de português e raciocínio lógico valem metade dos pontos da prova, 50. Portanto, servem como critério na colocação do aspirante. Uma atenção especial nessas áreas é fundamental.

- Depois dessas duas áreas, evidentemente a de geografia ganharia um destaque especial. Ela vale 20 pontos e também pode ajudar na hora da classificação final.

- Para não ser eliminado é preciso acertar, no mínimo 40% dos testes, além de pontuar ao menos uma vez em cada disciplina. Quem zerar alguma matéria estará automaticamente desligado do processo.

- Se a carreira pretendida for com exigência para nível superior, o candidato será submetido a três etapas: provas objetiva, discursiva e prática.


Mais Dicas:

Outros fatores são importantes para os estudos:

- Baixe o edital e as provas anteriores: esses documentos podem ser um norte para os candidatos, já que é comum alguns candidatos perderem muito tempo com questões que não serão cobradas;

- Procure por materiais de qualidade: somando isso aos testes de outras edições, a quantidade de conteúdo e de exercícios será grande;

- Tenha um planejamento: reserve 60% do seu tempo de estudo para as matérias de maior dificuldade e o restante para os demais temas, para ganhar eficiência em todas as frentes;

- Monte uma agenda: com datas e horários definidos, o rendimento dos estudos pode ser maior, já que estará tudo organizado;

- Concilie a preparação com o trabalho: exercite por duas horas após o expediente e aproveite os finais de semana (e feriados) para dedicar mais tempo aos livros.


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Apostilas dos Concursos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo