Tecnologia do Blogger.

Estudando para Concursos?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dicas de como Estudar Português para o Concurso do INSS 2016

O concurso do INSS é sem dúvida um dos mais concorridos do Brasil, com um grande número de candidatos inscritos. Para a prova de Português o conselho é estudar bastante, principalmente porque a banca organizadora é o famigerado Cespe/UnB, que a cada erro anula uma resposta certa. Você não vai querer perder vários pontos por errar questões à toa, não é? Saia na frente dos concorrentes, confira agora as dicas de como estudar para a prova de Português do INSS!

- Resolva Questões de Provas Anteriores.
O volume de questões de provas anteriores formuladas pelo Cespe é enorme e alguns modelos costumam ser reutilizados, ou seja, o candidato que resolveu outras questões de português irá “pegar o jeito”. As perguntas feitas pela banca costumam seguir o mesmo nível de complexidade para cada escolaridade.

- Conheça bem a sua banca: é possível observar um padrão nas provas do Cespe/UnB.
Questões de gramática são amplamente cobradas nas provas do Cespe. É importante que o candidato estude bastante tudo que está listado no edital, porém, os assuntos mais recorrentes em provas são: coesão referencial e sequencial, ortografia, acentuação gráfica, sintaxe, pontuação, concordância, regência e crase, reescrita de palavras e frases e verificação de correção gramatical.


- Entenda as peculiaridades da sua banca organizadora.
As questões do Cespe/UnB não são compostas por alternativas “A, B, C, D, E”, mas devem ser respondidas por “C (certo) e E (errado)”. Esteja preparado, não “chute” as respostas, pois se errar, você irá anular uma questão certa, já que esse é o sistema adotado pela banca organizadora. Quando o candidato não souber a resposta, para que não corra o risco de perder ponto, é possível deixar em branco, pois assim a questão é anulada e não perde nem ganha ponto.

- Encontre sua melhor maneira de absorver o conteúdo.
Cada pessoa absorve melhor o conteúdo de um jeito diferente. Segundo a Revisora Sênior de Textos Ana Paula Santos “Não proponho uma regra específica para estudar. Aposto em sugestões como fazer resumos, reescrever regras, grifar textos, praticar exercícios para dominar a gramática, pois há muitas pegadinhas em concursos, fazer simulados, montar um cronograma de estudos, dar uma aula para si mesmo, ou seja, faça autoexplicação do conteúdo”.


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Apostilas dos Concursos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo